TOP “10” alimentos causadores de dor de barriga

Você sabia que a maioria das vezes que surge um desconforto no abdômen isso ocorre devido ao consumo alimentos causadores de dor de barriga? Para evitar este tipo de incomodo, é necessário que que você saiba identificar o local da dor.

Muitas vezes quando a dor se localiza na parte de cima da barriga, a mesma pode estar relacionada com o estomago, portanto é necessário o uso de alguns medicamentos para aliviar o seu desconforto e dor.

Como foi dito, uma das principais causas de dores na barriga é por conta da alimentação, a seguir você irá pode ver quais alimentos deve evitar para que não passe por esse desconforto.

Quais os alimentos causadores de dor de barriga

Saiba que os alimentos que normalmente afetam o estômago, e provoca as dores na barriga são os crus, mal passados ou lavados.

  1. Ovo cru: Ovos que estão crus ou mal passados, geralmente contêm bactéria que pode provocar uma grave infecção intestinal, que vem acompanhada de febre, dor de barriga, diarréia e vomito de sangue.

 ovo cru

Então para que você possa evitar esses problemas, consuma apenas ovos bem passados, é bom lembrar que as crianças são o mais sensível ás diarréias fortes e os vômitos.

 

  1. Salada crua: Saiba que saladas cruas podem conter contaminações se os vegetais não forem bem lavados, evite consumir frutas ou vegetais crus fora de casa, pois pode ser um risco, principalmente para crianças e mulheres grávidas, pois pode ser transmitidas doenças como a toxoplasmose e a cisticercose.

salada crua

 Evite esse problema lavando bem os vegetais, coloque-o de molho durante 30 minutos em água de cloro, e lave os alimentos após retirar-los da água sanitária.

 

  1. Enlatados: Os enlatados são um dos maiores alimentos causadores de dor de barriga, pois ele pode estar contaminado com a bactéria Clostridium Botullinum, que você pode encontrar em alimentos como palmito ou picles em conserva, portanto essa doença pode até causar perda dos movimentos do corpo.

 alimentos enlatados

 Então evite consumir produtos enlatados que estejam com as latas estufadas ou amassadas, ou quando você encontrar um líquido escuro.

 

  1. Carne mal passada: A carne que esta mal passada pode conter contaminação, como protozoário Toxoplasma gondii, que além de causar fortes dores de barriga, também causa teníase.

 carne mal passada

 Evite ao máximo comer carnes mal passadas ou cruas, principalmente se você não tiver certeza de onde veio e a qualidade.

 

  1. Sushi e frutos do mar: Quando você consome algum peixe que estão mal armazenados, pode causar infecções intestinais, além de provocar inflamação no estomago e intestino, sendo um dos maiores alimentos causadores de dor de barriga.

 sushi7

 Previna essa contaminação não consumindo sushi em locais que você não tem conhecimento, além de evitar ostras vendidas na praia que não estão refrigeradas.

 

  1. Leite não pasteurizado: Esse é um leite que é vendido cru, o qual contém muitas bactérias capazes de causarem infecções intestinais com fortes dores de barriga, além de provocar doenças como almonelose e listeriosa.

 raw-milk-2

 Então sempre faça uso de leites parteurizados, que são os leites vendidos refrigerados em supermercados, ou você pode optar pelo leite UHT.

 

  1. Queijo mole: Esse tipo de queijo, como o brie, coalho ou camenbert, são ricos em água que facilitam proliferação de bactérias como a listeria, que podem causar dores na barriga, dores de cabeça, convulsões, e podem até levar a morte.

 queijo mole

Opte por consumir queijos mais duros ou queijos industrializados, pois você vai encontrar toda a segurança que precisa.

 

  1. Maionese e molho: Maioneses ou molhos que ficam fora da geladeira por muito tempo é onde pode se encontrar inúmeras bactérias capazes de causarem infecções intestinais. A dica é evitar consumir maioneses ou molhos caseiros quando conservados fora da geladeira.

maionese

  1. Comida requentada: Muito dos alimentos requentados em casa são causadores de infecções alimentares por conta de seu mal armazenamento, podendo então causar desconforto na barriga.

Evite esse problema armazenando a comida em recipientes limpos com tampas, e coloque-os na geladeira.

potes-de-vidro-com-comida-1411657110219_615x300

  1. Água: Você sabia que a água é um dos alimentos causadores de dor de barriga, pelo fato de ser onde ocorrem transmissões de doenças como hepatite e leptospirose que causam vômitos e diarreias? Para evitar esses danos, opte por águas confiáveis, como a mineral ou fervida.glass-of-water

Agora que você pode ficar por dentro de cada um dos alimentos que podem causar esses desconfortos na barriga e até casos graves, é só seguir as dicas e evitá-los ao máximo.

Após ler sobre alimentos causadores de dor de barriga, você pode clicar no link a seguir e conferir mais sobre o que realmente é a dor de barriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *