Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico ocorre quando um alimento que está sendo digerido se encontra no estomago e volta para o esôfago indo em direção a boca, podendo então causar dor e inflamação, ou seja, isso acontece quando o músculo que impede o ácido do estomago de sair do seu interior, deixando de funcionar corretamente.

O nível da inflamação que é causada no esôfago por conta do refluxo depende da acides do alimento do estomago e da qualidade de acido que pode entrar em contato com a mucosa do esôfago, podendo causar uma doença com o nome de Esofagite.

http://blogdocancer.com.br/
http://blogdocancer.com.br/

A seguir você vai conferir algumas informações sobre como é diagnosticado esse tipo de refluxo, contendo todas as informações necessárias.

Refluxo Gastroesofágico: Endoscopia

A endoscopia é uma forma de exame onde o interior do corpo do paciente é examinado com o uso de um endoscópio, sendo ele um tubo comprido, fino e flexível, que contém nas suas extremidades uma fonte de luz e uma câmera de vídeo, que por sua vez, consegue enviar as imagens feitas dentro do corpo para um monitor externo.

Então, para que possa ser confirmada a doença do refluxo, o endoscópio é colocado na boca do paciente em direção a garganta. O procedimento é realizado com o paciente consciente, mas tem a opção de utilizar o sedativo.

endoscopia

Esse exame serve para verificar se a superfície do esôfago contém danos provocados pelo acido gástrico, que é presente no estomago, além de recorrer a uma endoscopia para saber se existe problemas graves, como um câncer.

Manometria

Se por acaso não conseguir obter nenhuma evidencia de danos sobre o refluxo gastroesofágico através da endoscopia, o paciente pode ser encaminhado para a realização de outro exame, a manometria, a qual é usada para avaliar se o esfíncter esofágico inferior esta funcionando.

Durante o exame, é aplicada anestesia em uma das narinas do paciente e posteriormente se coloca um tubo que irá em direção ao músculo do esfíncter esôfago inferior.

http://www.rioservicosmedicos.com.br/
http://www.rioservicosmedicos.com.br/

Esse tubo contém sensores de pressão que são capazes de detectar a pressão pelo músculo.

É solicitado ao paciente que se alimente para que possa verificar se o esôfago inferior esta funcionando, esse exame tem uma duração de 20 a 30 minutos e não é doloroso, porém pode acontecer de ter alguns efeitos colaterais, como hemorragia nasal.

Phmetria esofágica de 24h

Caso o exame a cima não consiga identificar os problemas causados pelo refluxo gastroesofágico, há outro tipo de exame, o Phmetria esofágica de 24h.

Ph significa uma unidade de medida que permite identificar a acidez de uma solução, portanto quanto mais baixo for o ph, maior é a acidez.

Esse exame é realizado para medir os níveis de ph á volta do esôfago, então o paciente deve parar com a medicação que trata a doença durante sete dias antes de fazer o exame, pelo fato de que os medicamentos têm o poder de alterar os resultados.

Então durante a phmetria, irá ser colocado um tubo com sonda no nariz do paciente, que possa chegar até a parte de trás do esôfago, não é doloroso, porém é desconfortável.

Essa sonda fica ligada a um dispositivo de gravação pequeno que é colocado no pulso do paciente, para que ele aperte o botão do gravador sempre que sentir os sintomas.

É solicitado que o paciente a se alimente como faria em um dia normal para que garanta uma avaliação um tanto quanto precisa então após o período de 24 horas o paciente vai ao hospital para que a sonda seja retirada e as medições possam ser analisadas, caso o exame indique um aumento de ph depois das refeições, é então um diagnostico afirmativo da doença do refluxo. 

Agora que você pode ficar por dentro de como são feitos os diagnósticos de refluxo, caso você sofra dessa doença ou suspeita que sofra, não perca tempo e vá imediatamente fazer os exames.

Após ler sofre refluxo gastroesofágico, clique no link a seguir e confira o que comer quando está com dor na barriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *