Prisão de ventre

A prisão de ventre acontece quando o intestino tem dificuldades em realizar os movimentos peristálticos, que contribuem para que aconteça o transito intestinal e consequente eliminação das fezes. Um fator que dificulta ainda mais são as fezes ressecadas, que causam dor e muito desconforto.

what-to-do-for-constipation

            Prisão de ventre ou constipação como é também conhecida, não é definida pela quantidade de vezes que se vai ao banheiro, mas sim pela dificuldade em evacuar e consequente sensação de que não o fez de forma suficiente.

            Geralmente é uma disfunção no organismo que causa muito desconforto pois atinge o sistema orgânico. Abaixo confira as causas sintomas e como fazer para melhorar isso.

 Causa de prisão de ventre

            A constipação ou prisão de ventre é uma doença em que as fezes duras e ressecadas se movem de forma muito lenta pelo trato intestinal.

            Estima-se que mais de 90% da população sofre com a prisão de ventre, mas, é um assunto pouco discutido em decorrência de uma cultura que julga algo sujo e nojento e que não deve ser conversado.

            As causas principais da prisão de ventre são problemas neurais, bloqueios do colón ou reto, problemas musculares e condições hormonais, e dentre as mais comuns estão:

  • Diabetes
  • Gravidez
  • Sedentarismo
  • Estresse
  • Transtorno
  • Síndrome do Intestino irritável
  • Viajar
  • Comer produtos lácteos

Sintomas da Constipação

            Os sintomas de um indivíduo que sofre de prisão de ventre geralmente estendem-se por 3 meses ou mais. São muito simples de serem identificados dentre estão:

  • Esforço durante evacuação
  • Sensação de evacuação incompleta
  • Fezes duras mais que o normal
  • Menos de duas evacuações semanais
  • Inchaço abdominal
  • Vômitos

Diagnóstico médico

hemochromatosis-diagnosis

            Quando notar algum dos sintomas citados acima fique atento e procure um médico.

            Na consulta ele irá fazer o diagnóstico a partir dos sinais clínicos que o paciente irá relatar, eles geralmente se relacionam com os sintomas relacionados acima, se obtiver uma causa mais séria é necessária realização de exames é o caso do câncer de cólon e sua identificação de forma precoce.

            Dentre os exames solicitados pelo médico estão colonoscopia, sigmoidoscopia, manometria anorretal, estudo do trânsito intestinal, proctografia e exames de sangue a fim de identificar problemas hormonais. 

Tratamento prisão de ventre

            O tratamento da prisão de ventre consiste em uma dieta rica em fibras e muita água a fim de hidratar o organismo, além disso a prática de exercícios pode ser bastante eficiente em alguns casos em outros pode ser necessária outra forma de intervenção.

            Dentre os vários tratamentos da constipação com intervenção médica pode-se mencionar o feedback, em alguns casos cirurgia e vamos destacar os laxantes.

– Laxantes

lacto-purga

            Os mais conhecidos no tratamento contra a prisão de ventre são os laxantes, divididos em naturais e sintéticos e nessa categoria em osmóticos e apáticos. No entanto muitas pessoas fazem seu uso sem a prescrição médica e podem desenvolver muitos problemas.

            Laxantes naturais geralmente são a base de suplementos alimentares a base de fibras por indicação médica e algumas mudanças na alimentação. Eles atuam regulando o trato intestinal.

            Os laxantes sintéticos por outro lado podem ser osmóticos ou apáticos, o primeiro atua atraindo a água das paredes do intestino para o bolo fecal, eliminando-o, o segundo como se fosse um corpo estranho que estimula o movimento peristáltico para sua eliminação.

            O apático pode causar problemas no organismo a medida em que a irritação que provoca nas paredes do intestino para estimular a defecação, quando provocada várias vezes pode resultar em lesões na parede contribuindo para distúrbios hidroeletrolíticos, diminuição de absorção de água e vitaminas.

            Para evitar esse tipo de problemas o ideal é procurar o auxílio de um médico para prescrição correta do tratamento e porque o uso de laxantes pode mascarar algum outro tipo de doença que o paciente possa estar desenvolvendo.

            Gostou dessas informações sobre prisão de ventre confira também um artigo sobre Infecção Intestinal, confira o que é, causas e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *