Principais Causas dos tipos mais comuns de dores de barriga

O abdômen é a região onde se encontra outros órgãos do nosso corpo, sendo assim, qualquer pessoa está sujeita a sofrer dores de barriga. Por conta de suas causas diferentes, a dor de barriga é um desafio para os médicos.

Todos os órgãos estão dentro da cavidade abdominal e pélvica, ou seja, eles podem causar dores, além dos órgãos na cavidade torácica, que também podem causar alguns incômodos abdominais.

dor barriga 1

Devido à grande importância desse assunto, reunimos para vocês as principais causas dessas dores, deixando totalmente claro como saber qual é qual, para que você possa ficar por dentro de cada detalhe.

As dores de barriga mais comuns

Primeiramente saiba que os órgãos dentro abdômen são, o fígado, a vesícula biliar, a vias biliares, pâncreas, baço, estomago, rins, intestino delgado, apêndice, e intestino grosso, já os da pélvica, são os ovários, trompas, útero, bexiga, próstata, reto e sigmóide.

  • Gastrite (úlcera): Os sintomas da gastrite normalmente são dores de queimação na região superior do
    abdômen, principalmente no epigástrio, esses tipos de dores de barriga, são chamados de dispepsia, e geralmente surge quando o estomago se encontra vazio, a dor é muito variável quanto a intensidade dela. Se você ver sangue em suas fezes ou em vômitos, é sintomas de uma úlcera sangrante.
    gastrite
  • Colecistite e pedras na vesícula: As pedras da vesícula, geralmente não causam sintomas, a dor ocorre quando ocorre um fechamento do ducto de drenagem da vesícula biliar por uma dessas pedras.

 A dor é localizada no hipocôndrio direito, parece uma cólica que surge logo após ingerir alimentos gordurosos, essas dores podem passar para as costas e ombros.

  • Pancreatite aguda: É quando ocorre uma inflamação no pâncreas, geralmente acontece em pessoas que costumam beber muito, os sintomas aparecem quando 3 dias após ser ingerido uma quantidade alta de álcool, apresentando dores de barriga, essas dores geralmente estão acompanhadas de vômitos.
  • Hepatite aguda: É uma inflamação que ocorre no fígado, elas podem surgir por conta de intoxicação medicamentosa ou álcool, e costuma causar dores no hipocôndrio direito.
  • Pedras nos rins: Se manifesta com uma intensa dor na região lombar, e passa para o abdômen e nos flancos, caso a pedra esteja obstruindo o ureter, próximo a bexiga, a dor pode se encontra no hipogástrio.pedra-rins
  • Apendicite: A dor da apendicite vai crescendo aos poucos, sendo ela ao redor do umbigo, e quando se torna mais intensa pode se sentir no quadrante inferior direito do abdômen há outros sintomas como febre e vômitos.
  • Diverticulite: É uma bolsa que se forma na parede do intestino grosso, normalmente ocorre em pessoas a cima de 60 anos, a divercutilite é uma inflamação no divertículo.

Em 70% dos casos, ela se manifesta como uma dor no quadrante inferior esquerdo do abdômen, essa dor dura alguns dias, e vem acompanhada de febre, mas quando ocorre a inflamação na parte direita do intestino grosso, as dores são parecidas com a apendicite.

  • Cólica menstrual: As dores são na porção inferior do abdômen, geralmente na linha média, mas podem passar para as costas e coxas, alem de te outros sintomas como náuseas, suores, dor de cabeça e fezes amolecidas.

Agora que você pôde ficar por dentro de quais as principais dores que ocorrem na barriga, é só conferir direitinho o que foi passado, e então saber identificar qual é qual.

mulher alivio

Após conhecer mais sobre dores de barriga, você pode agora conferir mais informações de dor de barriga na gravidez, e ficar por dentro de cada detalhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *