O que é úlcera no estômago? Sintomas, Causas e Tratamento

Úlceras estomacais são feridas dolorosas que podem ser encontradas no revestimento do estômago ou intestino delgado. Úlceras estomacais são o sinal mais visível da úlcera péptica. Eles ocorrem quando a espessa camada de muco que protege o estômago dos sucos digestivos é reduzida, permitindo assim os ácidos digestivos a corroer os tecidos de revestimento do estômago.

http://melhorcomsaude.com/wp-content/uploads/2014/03/Ulcera_FondoBlanco-500x3251-500x325.jpg
http://melhorcomsaude.com/wp-content/uploads/2014/03/Ulcera_FondoBlanco-500×3251-500×325.jpg

Úlceras estomacais são facilmente curadas, mas podem se tornar graves sem tratamento adequado.

O que causa úlceras de estômago?

As úlceras do estômago não são necessariamente causadas por um único fator. A diminuição no revestimento mucoso do estômago que leva a uma úlcera é geralmente causada por um dos seguintes procedimentos:

  • Uma infecção com a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori);
  • O uso a longo prazo de drogas não esteróides anti-inflamatórias (NSAIDs), tais como aspirina e ibuprofeno;
  • Excesso de ácido (hiperacidez) no estômago, o que pode estar relacionado com a genética, estilo de vida (stress, fumo), e certos alimentos;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison, uma doença rara que faz com que o corpo a produzir excesso de ácido estomacal;

Certos fatores e comportamentos podem colocar você em maior risco de desenvolver úlceras de estômago:

Os sintomas de úlceras de estômago

Um grande número de sintomas estão associados com úlceras no estômago. A gravidade dos sintomas depende da severidade da úlcera. O sintoma mais comum é uma sensação de ardor ou dor na área entre o seu peito e umbigo. Normalmente, a dor será mais intensa quando o estômago está vazio e pode durar alguns minutos ou várias horas. Outros sintomas comuns incluem:

  • Dor na barriga;
  • Perda de peso não querendo comer por causa da dor náuseas ou vómitos inchaço arrotos ou refluxo ácido;
  • Azia (sensação de queimadura no peito);
  • A dor melhora quando você come, ou tomar antiácidos;

Converse com seu médico se apresentar sintomas de uma úlcera no estômago. Mesmo que o desconforto seja leve, as úlceras podem agravar-se se não forem tratadas. 

Como são úlceras de estômago são diagnosticadas?

O diagnóstico e tratamento vai depender de seus sintomas e da gravidade da sua úlcera. Para diagnosticar uma úlcera de estômago, o seu médico irá rever seu histórico médico juntamente com seus sintomas e qualquer prescrição ou medicamentos  que você está tomando. Para descartar a infecção por H. pylori, um exame de sangue, fezes, ou teste de respiração pode ser encomendado. Em um teste de respiração, você será instruído a beber um líquido claro e respirar em um saco, que é então selado. Se H. pylori está presente, a amostra de respiração irá conter níveis mais elevados do que o normal de dióxido de carbono.

Outros testes e procedimentos utilizados para diagnosticar úlceras de estômago incluem:

  •  Enema de bário: um líquido branco e espesso (bário) que você bebe ajuda o estômago e intestino delgado aparecem em raios-X;
  • Endoscopia: um tubo fino e iluminado é inserido através da boca para o estômago  para procurar a presença de uma úlcera;
  • Biópsia endoscópica: uma peça de tecido do estômago é removida de modo que possa ser analisada;

Tratamento de úlceras gástricas

 O tratamento irá variar de acordo com a causa da sua úlcera. A maioria das úlceras pode ser tratada com uma prescrição de seu médico, mas em casos raros, pode ser necessária cirurgia. É importante tratar prontamente uma úlcera. Fale com o seu médico para discutir um plano de tratamento. Se você tem uma úlcera sangrando ativamente, você provavelmente vai ser hospitalizado para tratamento intensivo com medicamentos IV úlcera, e você também pode requerer transfusão de sangue.

Tratamento não cirúrgico

Se a sua úlcera de estômago é o resultado de H. pylori, você vai precisar de antibióticos. Inicialmente, os médicos geralmente prescrevem os seguintes medicamentos:

  • Bloqueadores de H2: para evitar que o estômago produza muito ácido
  • Antiácidos: para ajudar a neutralizar o ácido do estômago
  • Agentes citoprotectores: para proteger a mucosa do estômago e do intestino delgado, tais como Pepto-Bismol

Os sintomas de uma úlcera podem diminuir rapidamente com o tratamento. Mesmo se os seus sintomas desaparecem, você deve continuar a tomar medicamentos prescritos pelo seu médico. Isto é especialmente importante das infecções de H. pylori para assegurar que todas as bactérias são destruídas. Os médicos também irão sugerir que você evite o tabagismo, álcool e quaisquer medicamentos ou alimentos que podem desencadear sintomas.

Certos efeitos secundários associados com o tratamento de úlceras do estômago incluem:

  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Dores de cabeça;
  • Diarréia;

Estes efeitos secundários são temporários. Converse com seu médico sobre como alterar a sua medicação, se você sentir um desconforto extremo, como resultado destes efeitos secundários.





One thought on “O que é úlcera no estômago? Sintomas, Causas e Tratamento

  1. magnificent issues altogether, you just won a emblem new reader.

    What would you suggest about your submit that you simply made a few days in the past?
    Any certain?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *