Dor de barriga na gravidez – regiões das dores e significados delas

A dor de barriga na gravidez é algo inevitável, porém há dores normais e dores que não são normais, além de serem totalmente assustadoras no inicio da gravidez.

Até a décima semana de gravidez, as dores têm grandes chances de serem hormonais e da expansão de útero, pois o mesmo é um órgão um tanto quanto elástico do tamanho de um punho fechado.

dor barriga gravidez

Preparamos aqui algumas informações para que todas as grávidas possam distinguir cada uma das dores que estejam sentindo, podendo então tomar todas as precauções necessárias.

 

Dor de barriga na gravidez: dor abdominal

Normalmente na gravidez você irá sentir dor no abdômen pelo fato dessa parte do corpo sofrer uma grande pressão devido ao crescimento do útero e a diminuição do espaço disponível para os órgãos.

A diminuição do espaço pode causar muito desconforto no abdômen da mãe, fazendo com que se sinta cheia facilmente ou pelo fato de causar a distinção do ligamento redondo, responsável por ligar a parte frontal do útero á virilha.

Dor do ligamento redondo

Essa dor de barriga na gravidez. é sentida a partir do segundo trimestre, sendo uma das queixas mais frequentes pelas mães, mas é algo normal no processo de gestação.

utero

É caracterizada como uma dor aguda ou sensação de facada, que ocorre na parte inferior da barriga ou na virilha, mas apesar de sua intensidade, a dor só dura alguns segundos.

Prisão de ventre e gases

É totalmente normal que ocorra uma acumulação de gases, como também uma maior lentidão de todo o processo digestivo, sendo o responsável por aumentar a ocorrência de prisão de ventre, podendo então causar a dor de barriga na gravidez.

gases gravidez

           Contrações de Braxton-Hicks

Esses tipos de contrações são pouco dolorosas e são capazes de causar desconfortos abdominais. A causa desses tipos de contrações é a desidratação, sendo assim, ingerir liquido pode aliviar o desconforto.

 

Quando consultar o médico

Por mais que na maioria das vezes a dor de barriga na gravidez seja algo comum e sem muita importância, há alguns casos em que pode se encontrar problemas sérios.

  • Aborto espontâneo: Muitas gestações terminam com um aborto espontâneo, e os sintomas são dores abdominais igual a cãibras menstruais, além de ser acompanhada de sangramento.

  • Descolamento de placenta: Pode acontecer da placenta descolar da parede uterina, o que pode ser um grande risco não só para o bebe, mas também para a mãe, os sintomas são dores abdominais, dores nas costas e sangramentos.

  • Parto prematuro: Os sintomas ocorrem antes das 37 semanas de gestação, sendo eles contrações e dores nas costas, as contrações são muito mais dolorosas que a contração de treino, mas aconteça as vezes de confundir, então por precaução sempre que sentir contrações estranhas, chame o medico.

  • Pré eclampsia: Ela é caracterizada pelo aumento de proteína na urina, mas nos casos mais grave pode se encontrar dores na região superior ao abdômen e náusea.

  • Infecção de urina: Essa infecção acontece mais em gravidez e pode causar dor na parte inferior do abdômen, além de uma necessidade incontrolável de ir ao banheiro, ela pode também ter como conseqüência um parto prematuro, então deve ser muito bem tratada.

Como aliviar a dor na barriga

Opte por fazer exercícios regularmente, pois ajuda a manter os músculos abdominais em forma, evitando dores. Faça também refeições leves, sendo elas distribuídas ao longo do dia, podendo então evitar gases.

exercicios gravidez

Coma fibras, pois elas ajudam o transito intestinal, evitando que ocorra uma prisão de ventre e a dor abdominal, opte por beber muita água também pelo fato de que ajuda a evitar infecções de urinas e por ultimo use roupas extremamente confortáveis, porque se você usar uma roupa apertada pode aumentar o desconforto no abdômen.

Agora que você pode ficar por dentro sobre como são todas as dores de uma gestação, podendo então saber quais são as dores que não precisam dar importância e as dores que é necessário dar importância.

Após ler sobre dor de barriga na gravidez, clique no link a seguir e descubram quais são os remédios para dor de barriga.

3 thoughts on “Dor de barriga na gravidez – regiões das dores e significados delas

  1. I must say you have very interesting content here. Your blog should go viral.
    You need initial boost only. How to get it? Search for; Etorofer’s strategies

  2. Achei super importante esse site. To feliz chegou meu colchão novo. Adquiri aquele japonês kenko patto que diminui dores no corpo. Até que enfim acertei num colchão… Peguei desse site da kenko patto http://kenkotop.com.br. Sei la quantos colchões adquiri e não me adaptei.

  3. Esse site é top. Muito conteúdo de qualidade. Espero que sempre continue postando algo de valor..topppp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *