Azia – Sintomas, Causas e Tratamento

A azia é uma disfunção que acomete diversas pessoas, caracteriza-se por uma ardência ou queimação na região do peito, esôfago ou garganta. Suas causas podem ter várias origens, porém o tratamento é muito simples e pode ser realizado através de remédios caseiros.

            Dentre os desconfortos que provoca a azia pode ter sua causa devido a alguns hábitos que acabam sobrecarregando e prejudicando a região estomacal, resultando em uma resposta do organismo.

            Os medicamentos para contenção e alivio dos sintomas são simples e podem ser adquiridos em casa, pois se tratam de produtos naturais e do dia a dia, abaixo podemos conferir melhor as causas, sintomas e tratamentos da azia.

O que causa azia

            Azia é uma disfunção que ocorre quando a ingestão de alimentos e líquidos é superior a capacidade estomacal, ou quando o alimento rico em ácidos tem propensão a desencadeá-la, dessa forma o esfíncter esofágico interior não consegue barra o refluxo do bolo estomacal. Dentre os alimentos estão:

  • Chocolate
  • Café
  • Vinagre
  • Pimenta
  • Frituras
  • Álcool
  • Molho de tomate

            O refluxo com bolo estomacal começa a irritar a parede do esôfago provocando os diversos sintomas característicos da azia, geralmente os sintomas ficam ainda mais evidente quando a pessoa está deitada ou sentada, pois são posições que privilegiam a passagem pelo esfíncter.

            Além da alimentação alguns fatores como a gravidez, intolerância a algum medicamento e hérnia de hiato podem resultar na disfunção.

indigestion-heartburn-stomach-ache-small-istock_000041361180_medium

Sintomas da azia

            A irritação esofágica causada pela azia gera muitos desconfortos a quem a desenvolve, e na maioria dos casos está associada à hábitos alimentares de forma errada.

            Comer e ingerir líquidos ao mesmo tempo, ou comer muito estão dentre as principais causas desta queimação, afinal, percebeu, ela sempre surge depois daquele super almoço de domingo. Dentre os principais sintomas estão:

  • Sensação de queimação ou ardor na região atrás do esterno
  • Refluxo do suco gástrico na garganta
  • Dores no peito
  • Tosse
  • Sensação de indigestão

Diagnóstico

            Em forma geral o diagnóstico da azia é realizado mediante análise do próprio paciente e em alguns casos é necessário a intervenção médica.

            Quando ocorre a intervenção do médico ele geralmente avalia os sinais relatados pelo paciente, no entanto quando não são apresentados de forma clara pode solicitar alguns exames específicos para ter certeza que não á confunde com a zia.

            Dentre os principais exames que o médico pode pedir estão série gastrointestinal, endoscopia e motilidade do esfíncter, todos com objetivo de avaliar os órgãos e tecidos da região estomacal.

Tratamento azia

            A especialidade médica que geralmente trata a este mal é a gastroenterologista, esse profissional, de acordo com avaliação do quadro do paciente vai indicar o melhor tratamento, quando o paciente identifica, alguns remédios caseiros podem aliviar os sintomas.

            Dentre os tratamentos sugeridos pelo profissional médico em alguns casos é necessário a intervenção medicamentosa, no entanto sem mudança de hábitos alimentares isto não é suficiente.

            As mudanças de hábitos como comer devagar, mastigar bem os alimentos, não ingerir líquidos enquanto se alimenta podem diminuir a produção de suco gástrico e dessa forma aliviar os sintomas da azia,

            A alimentação também deve sofrer algumas mudanças a fim de contribuir para o alivio dos sintomas dentre elas está a de evitar ingerir café logo após almoço, frituras e comidas ricas em gorduras, tomar chá preto e ingerir leite gelado durante uma crise.

Medicamentos azia

remedio-forxiga-contra-diabetes-acao-informacoes-0002

            Os medicamentos utilizados para evitar azia podem ser caseiros quando acontece raras vezes ou em caso de intervenção medica os fármacos sintéticos dentre eles estão:

  • Caseiros: ingerir miolo de pão, tomar água gelada, ingerir bolacha de água e sal
  • Sintéticos: Omeprazol, Estomazil, Domperidona

Já sabe o que fazer quando aquela queimação surgir, gostou desse artigo veja também Diarreia.

3 thoughts on “Azia – Sintomas, Causas e Tratamento

  1. Hi there i am kavin, its my first occasion to commenting anyplace,
    when i read this article i thought i could also create
    comment due to this good paragraph.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *