Apendicite – Sinais, sintomas e possíveis tratamentos

A apendicite é uma inflamação intestinal do lado direito do abdômen, é caracterizada pela intensa dor que provoca no paciente. É tratada como uma emergência médica e na maioria dos casos necessitam de uma intervenção cirúrgica, se não tratada pode levar a morte.

            É necessária muita atenção aos sintomas que a apendicite inflamada provoca pois pode ser confundido com outras doenças de mesmos aspectos. A apendicite como é conhecida provoca a infecção generalizada e pode levar o indivíduo a morte.

appendix-31

            Abaixo vamos conferir o que é de fato essa doença, sinais e sintomas e possíveis tratamentos.

Tudo sobre a apendicite

            A apendicite é uma proeminência no final do intestino na região chamada ceco, possui um fundo cego e um tamanho de aproximadamente 11 centímetros, é também chamado de apêndice vermiforme pela aparência que seu corpo tem com um verme.

            As funções delimitam-se apenas a sua participação na produção de anticorpos e armazenamento de bactérias, mas embora desempenhe essas atividades pode ser retirado por procedimento cirúrgico sem fazer falta ao organismo. Mas afinal porque acontece a inflamação do apêndice ou apendicite?

Porque acontece

            A apendicite além de participar na produção de anticorpos e armazenar bactérias produz muco que é excretado para o intestino e sai do organismo pelas fezes, quando acontece a obstrução dessa passagem que é o problema.

appendix-pain-3

            Quando a região sofre uma obstrução e não permite a passagem para o intestino o muco fica retido no apêndice, esse acumulo causa compressão dos vasos sanguíneos que irrigam a região e consequente necrose dos tecidos da parede.

            O resultado desse acumulo e consequente morte da parede gera o rompimento do apendicite no jargão médico a apendicite supurada. Quando a parede está inflamada é possível que as bactérias atravessem o tecido e atingem o peritônio membrana que reveste o intestino e provoca muitos dos sintomas

            Alguns dos motivos que podem causar essa obstrução são:

  • Resíduo de fezes no ceco
  • Presença de tumores
  • Vermes como o oxiúro
  • Aumento da espessura da parede

Sinais e sintomas da apendicite

            A apendicite fica localizado no quadrante inferior direito e por isso a maioria dos sinais fica localizado nessa região. Entretanto no estágio inicial pela baixa quantidade de terminações nervosas do órgão a ineficiente interpretação do organismo resulta em sintomas vagos.

            A dor fica intensa e especifica no abdômen quando a inflamação atinge o peritônio que rico em terminações nervosas envia ao cérebro mensagens da dor. Dentre os principais sintomas estão:

  • Dor ao redor do umbigo e no estomago no estágio inicial
  • Dor latente no lado direito do abdômen na fase aguda
  • Febre
  • Náuseas
  • Vomito
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Enrijecimento da parede abdominal
  • Distensão abdominal

Os sintomas são identificados pelo médico através do exame físico e quando necessidade laboratoriais, isso em decorrência da dificuldade em identifica-los no estágio inicial.

O exame físico consiste em palpar o quadrante inferior direito, e os laboratoriais o hemograma além de tomografia e ultrassonografia.

Tratamento

            O tratamento da apendicite geralmente consiste na apendicectomia, retirada total do apêndice por meio de cirurgia.

image011-300x243

            A cirurgia é feita através da laparoscopia que é menos invasiva e proporciona uma rápida recuperação ou por cirurgia aberta.         Tudo depende da avaliação realizada pelo cirurgião quanto ao caso e biótipo do paciente.

            Em alguns casos em que a infecção é muito branda, mas foi diagnosticada precocemente o tratamento apenas com antibióticos é feito e caso o problema não seja resolvido e evolua é necessário entrar com um processo mais invasivo, no caso a cirurgia.

            Gostou desse artigo sobre o apendicite, causas, sinais e sintoma e tratamento, aproveite e confira também Diarreia com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto.

8 thoughts on “Apendicite – Sinais, sintomas e possíveis tratamentos

  1. Gostei desse assunto. O quiropraxista indicou um colchão kenko patto infravermelho mas afirmou que não pode ser muito duro. Quem daqui já conheceu esse colchão da kenko patto que apareceu na globo? http://kenkotop.com.br

  2. Olá! Estava olhando na web e achei esse kenko patto. Alguém aqui conhece? Parece servir para o meu problema de rinite alérgica e dores na cabeça. http://kenkotop.com.br Parece que ajuda até da insonia.

  3. No matter if some one searches for his vital thing, therefore he/she wishes to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *